Sylvio de Podestá

 

 

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Universidade





 

Campus Teófilo Otoni | Teófilo Otoni /MG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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INSTITUTO DOCTUM - CAMPUS PAMPULHINHA
Arquiteto: Sylvio Emrich de Podestá
Construção: Plante Engenharia Ltda.
Local: Teófilo Otoni, MG.
Estrutura metálica: Techneaço
Painéis de vedação: Sical
Área do terreno: 31.491,00 m2
Área construída:

1a. Etapa - 1.300,00 m2 (implantada)
2ª. Etapa - 5.200,00 m2 (implantada)
3ª. Etapa - 2.500,00 m2
Projeto: 2003/2007
Obra: 2004/2007

O crescimento das universidades privadas é fato e vem aumentando a demanda por espaços físicos para o setor não só na capital, mas também e principalmente para o interior o que acontece, inicialmente, de forma improvisada com reaproveitamento de estruturas existentes. Dentre estas estruturas, observa-se a ocupação constante de antigas concessionárias de veículos que, de uma forma ou de outra, possuem grandes espaços livres e fáceis de serem remanejados, infraestrutura (água, luz, hidrosanitárias, etc.) com dimensões compatíveis, equipamentos e espaços aproveitáveis como I.S e vestiários, áreas administrativas, estacionamento, etc., e principalmente localização comercialmente estratégica e de fácil localização.
Este primeiro momento supre a fase implantação e fixação da imagem das novas faculdades.
Surge, como sucesso, a necessidade de crescimento, espaços físicos específicos (laboratórios, por exemplo) e a abertura de novos cursos.
O Campus Teófilo Otoni não é diferente do que se descreveu acima. Vinculado a um grupo que tradicionalmente trabalha com o ensino a mais de 40 anos, em Caratinga, e que nos últimos anos estendeu seus braços por mais nove cidades.
Pressionado, procurou crescer planejado e o terreno com as características necessárias era o primeiro passo.
Pertencente ao Parque de Exposições Agropecuária local, com alameda arborizada, limites definidos por um poluído córrego, rua, praça com campo de futebol municipal e uma sede esportiva e deficitária do Sesi, a área era ideal para receber um futuro Campus e ainda, instalar de imediato a Faculdade de Educação Física alugando a estrutura do Sesi e utilizando o campo da Prefeitura através de convênio.
Foi feito um primeiro plano diretor baseado em demandas futuras e não na mudança imediata da estrutura existente para o novo local. Esta estratégia aliada à construção subsidiada pelas novas matrículas e parte das mensalidades dos alunos existentes, ou seja, para cada semestre uma nova construção, fez com que alguns princípios que gostaríamos ser possíveis adotar neste planejamento, ficassem restritos ao um futuro médio/distante.
A interação entre todos os equipamentos, inclusive os espaços "não produtivos", como bibliotecas, auditórios, espaços coletivos de maneira geral, iriam sendo adaptados aos edifícios construídos até que os recursos fossem suficientes para estas construções complementares.
Fizemos um primeiro edifício com 11 salas para 60 alunos cada sendo que as três inferiores foram transformadas em biblioteca provisória. Este edifício será repetido mais três vezes e serão interligados por passarelas cobertas em todos os níveis, permitindo locar elevadores suficientes para o acesso universal além de uma circulação entre classes totalmente dinâmica e protegida.
Ele contempla também o tratamento bioclimático de seus espaços, com salas voltadas para o Sul, fachada Norte protegida por um grande brise curvo e controle de entrada e saída de ar cruzado pelas salas a partir da circulação que o recebe depois de sombreado pela vegetação (ainda não plantada) que antecede sua entrada. Consegue-se com isso uma baixa de temperatura em torno de 5 a 7 graus (o que não é suficiente para a região em alguns meses do ano) acrescido de alguns ventiladores de teto necessários ao conforto final.
É possível que novas estratégias acadêmicas e financeiras modifiquem parte do plano original.O controle destas mudanças, como foi feito no início, será feito pela comunidade acadêmica e pela arquitetura, o que permitirá manter alguns princípios que acreditamos serem fundamentais para o futuro planejado deste novo espaço educacional.


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