Roberto Loeb

 

 

  55 11 3081-6344

3085-2839

 

@  |  WEB


          

ResidÍncia


Itaķ


Natura


Santander


CCJ


Boracea


Mahle


Mostra


11ª Mostra Internazionale di Archittetura di Venezia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Pavilhão do Brasil na "11ª Mostra Internazionale di Archittetura di Venezia" tem exposição de "não arquitetos" curada por Roberto Loeb e organizada pela Fundação Bienal de São Paulo

O arquiteto Roberto Loeb é o curador da participação oficial brasileira na 11ª Mostra Internacional de Arquitetura de Veneza 2008, que acontece entre os dias 14 de setembro e 23 de novembro de 2008, em Veneza, Itália. A maior e mais importante exposição de arquitetura do mundo tem como tema, nesta edição, Out There: Architecture Beyond Building (lá fora: arquitetura além da construção) e foi organizada pelo curador norte-americano Aaron Betsky.
A idéia de Out There: Architecture Beyond Building é discutir o papel de uma arquitetura que ultrapasse a idéia de construção e, que seja realmente ligada às questões centrais da nossa sociedade. Nas palavras do curador Aaron Betsky, "arquitetura não é construção. Construções são objetos e o ato de construir nos leva a esses objetos, mas arquitetura é algo mais. É a maneira como pensamos e falamos sobre edificações, como as experimentamos, como as representamos, como as construímos. Isto é arquitetura".
A participação oficial brasileira na Mostra Internacional de Arquitetura de Veneza é tradicionalmente organizada pela Fundação Bienal de São Paulo, por meio de um convênio entre a Fundação Bienal de São Paulo e o Ministério das Relações Exteriores. Segundo o curador Roberto Loeb, a mostra no pavilhão brasileiro conta com depoimentos de cerca de cem pessoas, todos não arquitetos. Desta forma, personalidades e anônimos, artistas, médicos, psicanalistas, designers, filósofos, diplomatas, editores, políticos, professores, cantores, escritores, fotógrafos, empresários, donas-de-casa, taxistas, padeiros, pedreiros, músicos, cozinheiros e muitos outros cidadãos participam desta Bienal.
Serão relatos e depoimentos que buscam refletir a intimidade do entrevistado no espaço público ou privado que descreve na conversa. Painéis no pavilhão brasileiro em Veneza expõem alguns desses depoimentos e um catálogo lançado junto com a mostra reúne todas as entrevistas, dispostas ao lado de fotos, croquis, desenhos e manuscritos cedidos pelos entrevistados. A proposta é que surja dessa coleção de depoimentos a imagem que cada cidadão tem da arquitetura, dos espaços vividos, de suas aspirações, sonhos, experiências, memórias e expectativas: as casas, a rua, a cidade, a escola, o objeto, o cinema, o teatro e todos os espaços e utensílios de suas vidas pessoais, familiares e profissionais. Os depoimentos expostos nas paredes do pavilhão do Brasil estarão também disponíveis sobre extensas mesas, para a consulta do público. Um livro em branco receberá declarações dos visitantes.
O curador
Roberto Loeb formou-se pela faculdade de arquitetura da Universidade Mackenzie, em São Paulo.
Entre seus projetos mais conhecidos estão a Nova Fábrica da Natura, o Centro da Cultura Judaica, o Santander Cultural, a Fator 5, a IFF International Flavors and Fragrance, o Novo Centro de Pesquisas e Tecnologia de Motores da MAHLE Metal Leve, a Knorr-Bremse, além de projetos sociais e de caráter social. Entre estes últimos destacam-se o Projeto Social Oficina Boracéa, para acolhimento de "carrinheiros" das ruas de São Paulo, a recuperação do Edifício São Vito e o Projeto Anchieta para crianças e famílias em estado de risco na periferia de São Paulo.
Recebeu em 2003, 1° prêmio de criatividade pelo conjunto de sua obra, pela União Nacional de Arquitetos da Ucrânia (melhor arquiteto estrangeiro) e, em 2004, recebeu da Prefeitura de São Paulo o prêmio "Arquiteto do Bem", por seus projetos e realizações junto a populações e comunidades social e economicamente marginalizadas.
Com seu sócio, o arquiteto Luis Capote, desenvolve seus projetos a partir da cidade de São Paulo, com a participação de equipe de arquitetos e demais colaboradores.


11ª. Mostra Internacional de Arquitetura de Veneza 2008 - 14 setembro a 23 novembro de 2008

Mais informações:
Fundação Bienal de São Paulo
Assessoria de imprensa - 11 5576-7637
felipe@bienalsaopaulo.org.br
bruna@bienalsaopaulo.org.br
loeb@loebarquitetura.com.br
veneza2008@bienalsaopaulo.org.br

Terraplanagem : Rubens Misorelli


| voltar | principal |