Otto Felix Arquitetura e Urbanismo

 

 

55 19 3298-6678
.

@ | WEB
.


Institucional | Teatro Castro Mendes


 

.Teatro Castro Mendes | Campinas, SP


 


















Otto Felix cria nova fachada para o Teatro Castro Mendes: ideia é fazer população de Campinas refletir e se expressar
Quase 40 anos após a sua inauguração, o Teatro José de Castro Mendes terá a sua fachada totalmente remodelada. Com projeto do Otto Felix Arquitetura, a nova frente do teatro deve estar pronta em outubro deste ano e busca traduzir a grandeza da cidade com uma estética moderna, atual e atraente ao público freqüentador e à população como um todo.
"A ideia foi criar uma fachada que utilizasse o traçado da malha urbana campineira, para lembrar a história de Campinas. Durante o dia, o contraste de cor deixará explícita a malha urbana. Já à noite, além de deixar ainda mais destacado o traçado, a iluminação de catodo frio cria um jogo de luz remetendo às duas faces do teatro grego, a comédia e a tragédia", explica o arquiteto Otto Felix, criador do projeto. Felix acrescenta que a fachada foi pensada para trazer a tona, de forma emocional e intelectual, a história de Campinas. "Muitas das pessoas que moram aqui não são campineiras e não tem o teatro como referência da cidade. Quero que a nova fachada e a instalação espalhada por Campinas façam com que essas pessoas e com aqueles que são nascidos aqui fiquem curiosos e reflitam sobre a história da cidade e sobre quem foi Castro Mendes", complementa.
Felix foi a fundo à história da formação da cidade de Campinas, principalmente da Vila Industrial, onde está localizado o teatro Castro Mendes, e detectou que aquela região era colocada à margem da sociedade. O bairro surgiu em torno da construção da ferrovia e foi beneficiado por ela, porém, em um segundo momento, ela se tornou uma barreira física e social, pois separava o bairro operário, que além de ser um local mais pobre, sofria com a febre amarela.
"Com a lei de higiene, na Campinas do século XIX, equipamento insalubres, matadouros, fábricas desativadas e outras degradações ficaram na Vila Industrial, o que acabou gerando um abandono muito grande nessa área. Por isso, após muitos anos, agora o nosso objetivo é unir toda a região de maneira simbólica com a nova fachada e, de maneira prática, com o projeto dos cubos", explica Felix.
Felix explica que haverá cubos amarelos de alvenaria cheios e vazios com volumes externos no anexo administrativo do Teatro (que também receberá novo design) e distribuídos em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de gerar uma unidade cultural em Campinas. "Os cubos são elementos urbanos que, por estarem na fachada do anexo administrativo, e espalhados pela cidade, reforçam a ideia de conexão e interligação dos vários pontos com o Castro Mendes, o mesmo proposto na malha da fachada. Os cubos geram uma identidade cultural dentro da própria cidade e serão pontos de reflexão. Quando a pessoa vir-los na rua questionará o que são e de onde vêm. Acredito que em breve os cubos se tornarão um espaço para manifestações públicas e funcionarão como voz da sociedade. A população poderá usar esses cubos para expressar o que quiser", afirma.
O primeiro cubo já pode ser visto em Sousas, na praça da entrada do distrito, em frente ao Vert Eventos. E ao longo deste e do próximo ano, mais alguns cubos deverão instalados em Campinas. "Acredito que os cubos podem se tornar uma espécie de cow parede, em que artistas plásticos, grafiteiros e performáticos poderão desenvolver ações e arte utilizando os cubos", ressalta Felix.
Outro destaque do projeto da fachada é a janela principal. Impactante por seu tamanho, ela passou a ser no novo layout um ponto de alívio dentro do espaço fechado do foyer, que é fechado e estreito. "Ela também se torna outro ponto de interligação com a cidade", diz Felix.
Para compor a fachada foram aplicadas placas cimentícias. "Por ser um sistema modulado, evita desperdício e sujeira, aumenta a durabilidade e a rapidez na montagem", conta o arquiteto. Dessa forma, pode-se dizer que o projeto ficou economicamente viável para a Prefeitura de Campinas.

| voltar | principal |