Meta Arquitetura

 

Marcelo Fernandez e
Telmo Stensmann
 
 
55 51 3330-0173
8413-5188
3332-6596
 
@ |  WEB
 
 
Serac-5


 

Sede Serac-5 | Porto Alegre, RS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serac-5

Localização: Porto Alegre, RS

Data do projeto: 2002

Data da Obra: 2003


Tipificação:
O edifício está localizado junto ao recinto do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.
Abriga o Serac-5, órgão da Aeronáutica vinculado à Infraero, cujas atribuições são a certificação de pilotos comerciais, a investigação de desastres aéreos, e o encaminhamento de reclamações de passageiros.
O programa inclui áreas de atendimento ao público, áreas para realização de exames dos pilotos, áreas administrativas, auditório e estacionamento. Além disso, o projeto previu aumento futuro de até 50% na área útil, obtido pela execução de cobertura e prolongamento das fachadas em torno do terraço no 3º pavimento, o qual já é, por isso, atendido pelas escadas e pelo elevador.
O volume e suas fachadas foram compostos através do jogo entre elemento volumétrico principal revestido em vidro, elementos secundários projetantes revestidos em pastilhas, e grande marquise periférica sobre colunas de três pavimentos de altura, a qual, além de definir o terraço no 3º pavimento, organiza os elementos compositivos entre si e ancora o edifício aos espaços abertos do entorno.

As marquises e o elemento volumétrico central, a par da evidente inspiração aeronáutica, desempenham as funções pragmáticas de sombreamento das fachadas norte, leste e oeste, e de circulação vertical em forma de átrio e com iluminação zenital. Na fachada posterior, voltada para a pista principal do aeroporto, a marquise acopla-se ao volume aporticado que define a composição.
A disposição em planta caracteriza duas alas contiguas ao átrio central, o qual concentra as circulações verticais públicas. Nas extremidades das alas localizam-se as circulações verticais privativas.

 

Autores:
Meta Arquitetura
Arquiteto Marcelo Nunes Vasquez Fernandez CREA 63.615
Arquiteto Telmo Teodoro Stensmann CREA 57.380


| voltar | principal |