Lompreta Nolte Arquitetos

 


Thorsten Nolte e
Andrè Lompreta

 

55 21 2285-1408
.

@ | WEB
.


Cultural | Casa FIRJAN


Residencial | Vila Engenho do Mato


Cultural | MUMA Museu do Meio Ambiente


Educacional | Homeless World Cup Legacy Centre


Educacional | Oi KABUM! Ipanema


Comercial | Oi FUTURO Flamengo


Cultural | Centro cultural Oi FUTURO Flamengo


 

.Casa FIRJAN | Rio de Janeiro, RJ


 




















CASA FIRJAN da Indústria Criativa
A Casa FIRJAN da Indústria Criativa é um equipamento educativo e cultural que será construído no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. Será uma plataforma da Indústria Criativa, um "Hub", que conectará todos os agentes da Indústria Criativa em um único espaço, e com isso promoverá a interatividade e o estimulo aos negócios. A Casa FIRJAN será inserida em um local privilegiado de Botafogo, bairro movimentado, onde o terreno para implantação do projeto forma um espaço de desaceleração da intensa malha urbana do bairro, onde a presença do Palacete Lineu de Paula Machado e sua arborização centenária geram um ambiente de reflexão e contemplação.
A Indústria Criativa é composta por diversas disciplinas, como Cinema, Teatro, Design, Moda, Web e Televisão. A sua produção ocorre em processos criativos que necessitam de redes, parcerias, trocas, conexões entre e através de atores e setores diversificados. Para alcançar este resultado e estimular a interação entre as disciplinas, o projeto arquitetônico gera um espaço que conecta seus setores, evidencia as atividades, se abre para os fluxos e para as áreas públicas e conecta seu interior com o exterior, criando visibilidade, interação e aprendizagem.

Ficha Técnica
CASA FIRJAN da Indústria Criativa
2012, Edifício cultural, Concurso, Rio de Janeiro, Brasil
Área do Projeto: 8.000m²
Equipe: Thorsten Nolte, André Lompreta, Rodrigo Bocater, Paula Pereira, Diretor de Video - Sergio Raposo, Renderizações de Video - Rafael Passos
Parceria: Nanda Eskes e David Serrão (Atelier 77)

.Vila Engenho do Mato | Rio de Janeiro, RJ


 















Vila Engenho do Mato
Engenho do Mato é um bairro residencial na periferia de Niterói. O terreno neste local deve servir como experimentação de um método construtivo em steel-frame e revestimento em placas cimentícias produzidas pelo próprio cliente.
Este conjunto é um conjunto modelo, onde uma construção de custo baixo deve trazer o conforto da moradia em construções baixas. Áreas de lazer e de serviço são comuns para sete unidades residências para economizar custo e espaço. A construção é pré-moldada e desta forma rápida e econômica. As unidades têm características diversificadas para atender uma clientela mais ampla e oferecer diferentes padrões.

Ficha Técnica
Vila Engenho do Mato
2011, Residencial, Niterói, Brasil
Área do Projeto: 800m²
Equipe: Thorsten Nolte, Rodrigo Bocater, Rafael Passos, Caio Smolarek

.MUMA Museu do Meio Ambiente | RJ


 












MUMA Museu do Meio Ambiente
O projeto focaliza a integração do Museu no contexto do conjunto cultural do Jardim Botânico. Com a proposta de juntar o programa de espaços em uma única edificação, libera as áreas em volta da praça central do conjunto e valoriza o ambiente histórico do conjunto cultural.
A edificação proposta consiste na composição de caixas de madeira, orientadas para as principais edificações e vistas do contexto micro-urbano. Eixos visuais e terraços formam os elementos principais da composição volumétrica. Um eixo em forma de uma praça linear conecta o Centro de Visitantes com o novo Museu. Esta praça tem continuidade em cima das caixas de madeira, criando uma paisagem em níveis diferentes, conectada ao interior do Museu.

Ficha Técnica
MUMA Museu do Meio Ambiente
2010, Edifício cultural, Concurso – Menção honrosa, Rio de Janeiro, Brasil
Área do Projeto: 3.400m²
Equipe: Thorsten Nolte
Parceria: Daniel Feldman (Architectureforhumanity), Elizabeth Añaños

.Homeless World Cup Legacy Centre | RJ


 















Homeless World Cup Legacy Centre
A HOMELESS WORLD CUP - Copa do Mundo dos Sem-Tetos - é um anual torneio internacional de futebol, onde as equipes são formadas integralmente por pessoas desabrigadas. Em 2010, o evento teve lugar no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, a comissão organizadora decidiu construir um legado, cujo objetivo é criar continuidade ao trabalho com o esporte como um catalisador social.
Um concurso internacional para o legado foi organizado pela ARCHITECTURE FOR HUMANITY, juntamente com a HOMELESS WORLD CUP, o instituto BOLA PRA FRENTE e NIKE GAME CHANGERS. O presente projeto é o vencedor do concurso, com projeto dividido em duas fases de construção; a primeira é o equipamento comunitário público, a segunda será o instituto BOLA PRA FRENTE.

Ficha Técnica
Homeless World Cup Legacy Centre
2010, Projeto educacional, Rio de Janeiro - Santa Cruz, Brasil
Área do Projeto: 1.300m²
Equipe: Thorsten Nolte
Parceria: Daniel Feldman (Architectureforhumanity), Nanda Eskes (Nanda Eskes arquitetura)

.Oi KABUM! Ipanema | Rio de Janeiro, RJ


 















Oi KABUM! Ipanema - Escola de arte e tecnologia
Oi KABUM! é uma escola de mídia e arte para jovens que vivem em favelas ou comunidades carentes. O objetivo é uma integração social pelas ferramentas da cultura e da tecnologia. Oi KABUM! já funciona em Salvador e Recife, e tem resultados impressionantes na integração dos jovens no mercado de produção cultural e mídia.
No prédio histórico da antiga Estação de Telefone em Ipanema, um piso foi transformado para funcionar como o ponto de encontro criativo Oi KABUM!. Foi realizada a inserção de caixas e painéis no andar livre, deixando o espaço mais flexível possível e com boa iluminação natural. Um espaço de transição é o ponto de foco do projeto, espaço de interação social, expressão e exposição - para dar forma não só aos talentos artísticos, mas também para integrar socialmente os indivíduos.

Ficha Técnica
Oi KABUM! Ipanema - Escola de arte e tecnologia
2009, Edifício educacional, Rio de Janeiro - Ipanema, Brasil
Área do Projeto: 1.000m²
Equipe: Thorsten Nolte, André Lompret

.Oi FUTURO Flamengo | Rio de Janeiro, RJ


 











Oi FUTURO Flamengo – Administração
A pequena casa no outro lado da rua em frente do Centro Cultural Oi FUTURO recebe uma ampliação vertical, que parece um bloco prismático de concreto, ou um parasita que se encosta ao edifício vizinho.
Pequenas e bem proporcionadas aberturas definem a escala deste bloco, que se revela como edifício de 6 andares. Nada indica que ali funciona a administração do
Oi FUTURO, apenas os traços arquitetônicos similares ao Centro Cultural orientam o visitante para esta percepção.

Ficha Técnica
Oi FUTURO Flamengo – Administração
2007, Edifício comercial, Rio de Janeiro - Flamengo, Brasil
Área do Projeto: 170m²
Equipe: Thorsten Nolte, André Lompreta

.Centro cultural Oi FUTURO Flamengo | RJ


 





















Centro cultural OI FUTURO Flamengo​​​​
O Centro Cultural Oi FUTURO é o projeto vencedor do concurso público nacional de arquitetura para reformulação do antigo "Museu do Telefone", edificação de 1918. O projeto transformou o museu antigo em um espaço de convergência, tecnologia e arte.
Inaugurado em 2005, o Centro Cultural Oi FUTURO hoje funciona como novo pólo cultural da cidade, oferecendo em 2.000m² e 8 níveis uma galeria de arte, um teatro transformável, o "Museu do Telefone", loja, café e terraço. Todos estes espaços se interligam de forma fluida através do vão das circulações verticais.

Ficha Técnica
Centro cultural OI FUTURO Flamengo​​​​
2000, Edifício cultural, Concurso - Projeto vencedor, Rio de Janeiro - Flamengo, Brasil
Área do Projeto: 2.000m²
Equipe: Thorsten Nolte, André Lompreta
Parceria: Gustavo Martins, Marco Milazzo, Ana Paula Polizzo (Oficina de Arquitetos)

| voltar | principal |