Jamile Helou

 

 

55 11 5507-4635

5507-4636

 

@ WEB

 

 

Residência


 

 


        

Residência | São Paulo / SP

 



















































Arquitetura moderna atual:
O objetivo foi uma linguagem atual nas linhas da arquitetura de forma a traduzir simplicidade aliada à funcionalidade e praticidade; parâmetros excencias para o homem do século 21
Nesta arquitetura não existe espaço para o supérfluo nem para os adornos, a beleza deveria surgir na simplicidade e na sutileza dos detalhes.

Minimalismo:
O foco foi o uso do mínimo necessário para contemplar um programa de necessidades, aliado a estetica e à poesia do espaço.

Considerações Orgânicas
A busca de integração à natureza através da interação com seus elementos , trazendo-os para dentro da casa visualmente e efetivamente.

Assim buscou-se:
Através da implantação da casa no terreno, uma grande interação com todo o potencial visual do terreno ou seja da área externa com tratamento paisagístico : vegetação e elementos naturais .Pode-se assim de vários pontos estratégico sentir estar ocupando um grande jardim.Com especial atenção para a implantação da sala principal onde se busca estar inserido totalmente no jardim.
Preocupação na atuação do sol no espaço tanto no que diz respeito à insolação, aspecto higiênico,claridade dos espaços mas também com o aspecto poético dos raios solares buscando nichos ou clarabóias em que estes raios entrarão na casa mais horizontais (principalmente no outono,inverno) ou verticais ,dependendo do nicho, e trarão nuances de luz que variarão em intensidade ;com a intenção de despertar no usuário um OLHAR para este presente da natureza .
Preocupação de trazer o céu, a Lua, as estrelas para dentro da casa buscando-os na transparência ou num detalhe de cobertura, torna-se especial um interior no qual posso contemplar estes elementos circulando ou estando num dos espaços internos.

Introdução do elemento água na arquitetura , o jardim que adentra a casa.
Uso de materiais naturais e próprios de nossa região de forma a dar identidade à casa .
Reaproveitamento da madeira existente na casa anterior dando nova leitura e utilização.
Atendimento das necessidades de programa do cliente assim como suas aspirações no que diz respeito à sua utilização do espaço:
Ouvir o cliente e colocar-se no lugar dele, transportar-se ao imaginário do cliente torna-se a condição essencial para atender esta condição .

Valorização da qualidade de espaços como premissa da concepção arquitetônica.
É um partido no qual, para criação do projeto, o objetivo primordial é a busca do espaço com qualidade sempre anterior ao padrão ou tipo de acabamentos ,de forma a tornar a qualidade do espaço primordial , assim coloca-se os acabamentos na questão - gosto pessoal - que é uma questão secundária uma vez que qualquer material natural ou não ,bem colocado, dará sempre um efeito agradável ,enquanto que um espaço criado deverá nascer com qualidade e permanecer na arquitetura.
E o que é esta qualidade de espaço? É a proporção ,é a iluminação natural e artificial resolvidas de forma a trazer ao usuário o máximo de conforto e bem estar físico e mental , é sua proximidade à natureza uma vez que quanto mais próximo à natureza , mais próximo de si mesmo o usuário estará.

Busca na construção do espaço, de um partido estrutural arrojado, considerando-se grandes vão livres, e balanços desafiadores.
O projeto contempla um partido estrutural arrojado, trazendo balanços com objetivo de inserir leveza; Pilares colocados estrategicamente para não interferirem ou melhor estarem o mais neutro possível na arquitetura que visa em primeiro plano o olhar para os elementos da natureza em detrimento da construção.A intenção de colocar a casa deslocada do piso , trazendo um espelho dágua que entra por baixo dela ou mesmo com as varandas flutuando,foram motivos de estudo minucioso na estrutura tornando por exemplo os degraus das varandas do fundo soltos do jardim .
A marquise , na frente da casa em estrutura metálica atirantada foi a solução para um balanço sobre outro balanço de concreto totalizando um balanço de 6 metros com a intenção de, visualmente
Deixar a entrada da casa no AR , e com vidros sem caixilho para não interferirem nesta intenção e neste ponto a porta trará um conceito de "PAREDE QUE SE ABRE NUM JARDIM".

Utilização de materiais brasileiros buscando uma identidade para a casa.
Com intenção de inserção da casa na nossa arquitetura com uma identidade brasileira buscamos materiais naturais nacionais como madeiras da demolição , madeiras brasileiras, o vidrotil , elemento artesanal brasileiro presente historicamente em nossa arquitetura contemporânea, pedras brasileiras.

Reaproveitamento de materiais nobres retirados da casa que havia no terreno anteriormente como madeira.
Esta intenção traduz uma postura ecológica , quando reutilizamos por exemplo a madeira tal como se deu , relendo seu aproveitamento.


| voltar | principal