Edo Rocha

 

 

55 11 5505-1255 | 5506-0111
.

@ | WEB
.


Coroporativo | C.E.S - Centro Empresarial Senado


Coroporativo | Rede Record de Televisão


Corporativo | Rede Globo


Corporativo | Sede da Vivo


Corporativo | Sede SERASA


 

.C.E.S - Petrobras | Rio de Janeiro, RJ


 






.


































































C.E.S - Centro Empresarial Senado - Petrobras
O Projeto do Edifício Senado no centro da Lapa no Rio de Janeiro não é apenas uma obra de arquitetura mas uma interferência, uma mudança e um exemplo fantástico de como se recuperar áreas urbanas degredadas dando a elas uma nova vida, uma nova vocação.
Existe uma diferença entre a sustentabilidade de um edifício como o C.E.S Centro Empresarial Senado que será classificado como um Green Building Gold e um trabalho de Sustentabilidade Urbana.
Muitos edifícios foram tombados e áreas consideradas de preservação, e o grande drama desta atitude é que muitas vezes o não se consegue entender o valor histórico destas edificações e elas acabam sendo alvo de disseminação de decadência urbana.
É importante que o patrimônio Histórico e a Prefeitura e Governo deem incentivos reais a estas atitudes, pois preservar significa dar vida ao patrimônio e a cultura. Com a história que criamos Cultura e um povo sem Cultura não pode ter orgulho do seu passado.
A necessidade da requalificação e revitalização urbana tem que ser dada com uma nova vocação incentivando um uso onde exista um interesse econômico que possa manter a sustentabilidade do local ou no Bairro. O projeto de renovação urbano no entorno do C.E.S. e uma atitude que não só renovou e conservou bens históricos como revitalizou o equipamento urbano, criando ainda um grande reservatório de retenção e macrodrenagem.
Este sistema é um dos equipamentos que evitara as enchentes e dará segurança ao bairro e ao entorno. Esta é uma atitude em que todos ganham com a valorização dos imóveis no entorno, a revitalização do comercio e serviços criando novas lojas restaurantes etc., bem como o usuário do prédio, que poderão participar de um entorno com mais dignidade urbana”. EDO ROCHA
Trata-se do maior prédio em estrutura mista de aço e concreto do Brasil.
O desenvolvimento do projeto criou um prisma envidraçado, com lajes de 5,2 mil m² divididos entre os dois blocos, cada bloco formado por dois prédios com alturas diferentes, interligados por um átrio central com pé direito de 62,70 metros. Os limites de gabarito determinaram a diferença de altura entre as torres de cada bloco: as maiores têm 97,70m e 82,90m e as menores 67,80m. No total são 188.295,97 m² de área construída.
A Edo Rocha Arquiteturas ganhou o Prêmio Master Imobiliário 2013 na categoria empreendimento, graças ao projeto do Centro Empresarial Senado (CES). Promovido pela Fiabci/Brasil e Secovi-SP, o Prêmio é considerado o Oscar do mercado imobiliário.

.Rede Record de Televisão | Rio de Janeiro, RJ


 






















Arquiteto Edo Rocha conquista sua quarta certificação LEED
Menção ouro reconhece projeto sustentável idealizado para os estúdios de teledramaturgia da Rede Record no Rio Janeiro
O escritório Edo Rocha Espaços Corporativos tem motivo para comemorar. Pioneiro entre os arquitetos brasileiros atentos às soluções que permeiam a sustentabilidade, Edo Rocha acaba de conquistar sua quarta certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Desta vez, o Green Building Council Brasil concedeu a menção Ouro, na categoria Novas Construções, para projeto que abriga os estúdios de novelas da Rede Record, no Rio de Janeiro, conhecido como RecNov e considerado um dos maiores núcleos de teledramaturgia da América Latina, com aproximadamente 260 mil m².
A certificação LEED, que é a principal referência internacional em sustentabilidade na construção civil, reconheceu um projeto que foi concebido sobre três bases: sistemas operacionais mais eficientes, ambientes de trabalho funcionais e acolhedores, sem perder de vista a plena integração ao meio ambiente. Para garantir a redução do consumo de água, por exemplo, todos os efluentes de esgoto do RecNov, por exemplo, são tratados, por meio de jardins filtrantes, e depois a água segue para reuso em irrigação, vasos sanitários e depósito de prevenção de incêndio. Os artistas foram beneficiados com a adoção de camarins com proteção térmica e acústica. Os estúdios possuem ainda "estacionamentos" de cenários, facilitando o fluxo de pessoas e de equipamentos.
Edo Rocha já recebeu outras três certificações LEED: WT Nações Unidas 1 e 2, prata, na categoria Core & Shell, em outubro 2009; o projeto do Banco Votorantim, ouro, na categoria Interiores, em dezembro 2011, quando também levou a menção para prata pelo WT Águas Claras, também na categoria Core & Shell. Isso sem contar o Prêmio GBC Brasil Ouro, conquistado em julho de 2010. O escritório ainda aguarda a certificação de mais oito projetos que estão sendo auditados pela GBC e também receberão o selo LEED, totalizando cerca de 700 mil m² de área construída.
O Green Building Council Brasil, criado em março de 2007, é uma organização não governamental que surgiu nos Estados Unidos para auxiliar e estimular o desenvolvimento da indústria da construção sustentável, instigando a adoção de práticas de Green Building em processos integrados de concepção, construção e operação de edificações.

.Rede Globo | São Paulo, SP


 





 

.Sede da Vivo | São Paulo, SP


 








 

.Sede SERASA | São Paulo, SP


 







 

| voltar | principal |