Arthur de Mattos Casas

 

 

55 11 2182-7500
.

@  | @  |  WEB
.


Residencial | Casa HS


Residencial | Casa K


Residencial | Residência


Residencial | Residência


Residencial | Residência Manolo


Residencial | Condomínio Residencial Villa Itaim


Comercial | Loja Alexandre Herchcovitch


Hoteleiro | Hotel Emiliano


 

.Casa HS | SP


 




























CASA HS
Esta casa está localizada em um condomínio a cerca de uma hora de São Paulo. A casa HS é uma casa de campo voltada para uma bela paisagem.
Seu programa é bastante extenso, formando uma planta de mais de 1000 metros quadrados. Entretanto podemos entendê-la de maneira simples. Dois volumes distintos foram criados: um para os filhos e hóspedes; o outro para o casal e espaços comuns.
A dicotomia entre esses dois programas gerou um grande volume horizontal para os hóspedes em contraste com um cubo para os pais, ambos abertos ao máximo para a paisagem.
O casal recebe muitos hóspedes, entretanto nos finais de semana em que estariam apenas os dois na casa não gostariam de perder a escala doméstica com uma superfície excessiva. Assim podem utilizar a penas o primeiro volume, com sala de jantar, estar e cozinha no térreo, home theater e suíte do casal no primeiro andar.
Entre esse primeiro volume e o pavilhão dos hóspedes um pátio marca a separação entre os programas. Possui um teto retrátil, permitindo a entrada da natureza no jardim vertical e espelho d'água. Vista da rua a casa apresenta-se como um edifício discreto, com uma longa fachada em painéis metálicos perfurados, protegidos da vista dos passantes pelo paisagismo. Esses painéis se abrem revelando os quartos dos hóspedes, que possuem largas portas de correr que se abrem completamente para o corredor. O mesmo tem caixilhos de vidro que correm todos para a lateral, formando um pavilhão aberto à natureza. Diante do pavilhão dos hóspedes temos um deck em madeira com uma piscina de borda infinita, contemplando o campo de golfe.
A sala de estar possui um alto pé-direito, com portas de vidro que a integram à varanda e ao deck. No andar superior estão o home theater e o quarto do casal. Sob a casa temos academia, sauna e espaços técnicos, formando toda a base que aproveita o forte declive do terreno. Se de um lado temos uma linha horizontal relativamente baixa, do outro encontramos o volume apoiado nessa base de pedra, que tem um espelho d'água à sua frente trazendo um pouco de leveza ao conjunto.
Essa casa expressa bem a riqueza de percursos dentro de um programa amplo, ao mesmo tempo tendo um desenho relativamente simples, que permitem clareza nas diferentes funções.

Ficha Técnica
CASA HS
ARQUITETOS:
STUDIO ARTHUR CASAS - Arthur Casas, Regiane Khristian e Beto Cabariti.
CONSTRUTORA: Alle Engenharia
CONSULTORES:
Franco e Fortes (iluminação); Dinaflex Consultoria e Projetos (Caixilhos); Clima Engenharia (AC); Grau Engenharia de Instalações; Edatec (Estrutura); Ornare (Cozinha); Computechome(Automação); Gil Fialho (paisagismo).
PROJETO: 2009
CONCLUSÃO: 2012
ÁREA TOTAL: 1335m²
FOTOGRAFIAS: Fernando Guerra - @

.Casa K | São Paulo, SP


 







.

.















CASA K
Essa casa foi projetada para um jovem casal com filhos em plena São Paulo. Os clientes buscaram o Studio com um edifício já construído, o desafio foi reformar completamente a casa de maneira a trazer conforto e privacidade dentro de um contexto urbano denso.
A repartição dos espaços que propomos é simples: garagem, área de serviço e home theater no subsolo, cozinha, salas de jantar e estar no térreo, quartos no primeiro pavimento. Apesar de alterar parcialmente a estrutura, a maioria das aberturas foi mantida, naturalmente a ideia de revestir a casa por completo surgiu para unificar o volume.
A cliente estilista estimulou o escritório a procurar possibilidades para "vestir" a casa, optamos por painéis metálicos perfurados, baseados no padrão de uma folha. Desse modo a proximidade com os vizinhos se tornou menos opressora e os quartos estabelecem uma interessante relação com as variações do sol. Se por um lado os painéis filtram a luz e o olhar, por outro criamos um pátio no subsolo para trazer luz natural e um rasgo acima da escada para banhar o jardim vertical. O quarto do casal possui uma generosa abertura para o pátio aos fundos, onde exploramos o paisagismo criando um pequeno oásis dentro da cidade. Um espelho d'água aos fundos intensifica a sensação de amplitude do jardim.
Portas camarão permitem distintas modulações entre a sala de jantar, a copa e o corredor, trazendo flexibilidade para o uso da casa. Na sala de estar os caixilhos correm para a lateral permitindo uma total integração total com o pátio.
Além de realizar o projeto de interiores o escritório também desenhou algumas peças de mobiliário, adaptando móveis dos anos 50 herdados pela cliente. Se por um lado a casa K possui uma discreta inserção urbana na forma de um monólito, dentro os percursos se revelam variados, com ricas relações entre os espaços íntimos e públicos da casa, sem perder a serenidade exigida pelos clientes.

Ficha Técnica
CASA K
São Paulo, SP
ARQUITETOS:
STUDIO ARTHUR CASAS - Arthur Casas, Regiane Khristian e Beto Cabariti.
CONSTRUTORA: Alle Engenharia
CONSULTORES:
Clamon (Fachada); Edatec (Estrutura); Marvelar(Marcenaria); Snaldi (Caixilhos); Gil Fialho (Paisagismo).
PROJETO: 2009
CONCLUSÃO: 2012
ÁREA TOTAL: 566m²
FOTOGRAFIAS: Fernando Guerra - @

.Residência | Iporanga / SP


 


.

.

 

.Residência | Santana do Parnaíba / SP


 


.







 

.Residência Manolo | São Paulo, SP


 
.





.
 

.Cond. Res. Villa Itaim | São Paulo, SP


 


.
.


CONDOMÍNIO RESIDENCIAL VILLA ITAIM - SÃO PAULO - 2009
As townhouses nova-iorquinas é uma interessante forma de morar em áreas onde os lotes são (muito) pequenos dividindo as várias atividades de uma casa em diversos andares. Se é preciso algum fôlego para subir e descer tantos andares, ainda é uma forma eficiente de se habitar dentro de grandes centros urbanos. Esse projeto em São Paulo tem esse conceito, com a segurança de um condomínio residencial e estacionamento tal qual um edifício.
FOTOS: Leonardo Finotti

.Loja Alexandre Herchcovitch | Tókio


 








.
 

.Hotel Emiliano | São Paulo, SP


 
.

.

.


 

| voltar | principal |