Vautec Arquitetura, Urbanismo e Construção

 

 

 

55 11 6950-448

6959-5494

 

@  WEB

 

 

Residência




 

Residência Santa Inês | São Paulo / SP

 

 

 

 

 

 

 

 


PROPOSTA
Desenvolver o projeto de uma residência unifamiliar, para um lote urbano com 328 m² de área, apresentando uma solução arquitetônica e sustentável para uma metrópole. Buscando melhorar a interatividade entre usuário, espaço construído e meio ambiente e sugerindo a mudança do enfoque da estética de desenvolvimento que tem levado a degradação das cidades.
A proposta arquitetônica foca a utilização de materiais, sistemas prediais e tecnologias construtivas ambientalmente corretas, e também o uso racional de recursos como a água e energia. Acreditamos ser a contribuição e o compromisso da arquitetura com a sustentabilidade, na busca de processos que reduzam os impactos causados pela transformação do ambiente natural em ambiente construído.

SOLUÇÃO ARQUITETÔNICA
A topografia e a orientação do terreno com relação ao entorno foi determinante na definição do partido e na distribuição dos espaços, resultando na configuração de um edifício-mirante com áreas abertas privilegiadas, voltadas para os fundos do lote, onde se desfruta de ótima insolação e das vistas para a serra da Cantareira.
A melhoria do conforto ambiental, da fluidez, da visibilidade e da articulação dos espaços da residência, foi garantida através do uso de recursos como pé-direito duplo, criação de um bloco de circulação vertical totalmente iluminado, distribuição dos espaços internos que possibilita a ventilação cruzada e uso de grandes aberturas.
A residência é caracterizada por três pavimentos e 500 m² de área construída, reunindo no subsolo, salão de festas, sala de ginástica, depósitos, garagem e solarium, criando um isolamento essencial do restante da residência. No pavimento térreo estão os ambientes sociais e de serviços. No piso superior localizam-se as suítes, home-office e sala de TV. No ático estão concentradas parte das instalações técnicas: reservatórios, aquecedores e controles.

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS SUSTENTÁVEIS
Foram agregadas à residência tecnologias sustentáveis como:
-Utilização de grandes aberturas em conjunto com brises e persianas, possibilitando níveis elevados de iluminação natural sem a incidência direta da luz solar.
-Aquecimento de água através de painéis de energia solar e boiler para armazenamento, que distribuem água quente para todos os pontos de usos internos e também para a piscina.
-Aproveitamento de água de chuva através de um sistema de captação, filtragem, reservação e distribuição de águas pluviais, utilizadas para os sistemas de descargas sanitárias, lavagem de pisos e automóveis e irrigação de jardins.
-Utilização de equipamentos economizadores de água, como torneiras automáticas, torneiras com arejadores e bacias sanitárias de 6 litros de descarga.
-Utilização de Nobreaks e sistemas de iluminação autônomos para emergência.
-Utilização de cobertura com telhas ecológicas do tipo “Onduline”.
 

Área do terreno: 318,00 m²
Área construída: 500,00 m²
Local: São Paulo - SP
Projeto: 2002
Conclusão da obra: 2003

Equipe Técnica
Arquitetura: Aquiles Miyamoto e Gilson de Carvalho
Colaboradores: Abel Pires, Claudia Arakaki e Juliana Assali
Estrutura: Hamilton Vasconcellos
Instalações: Appoio Projeto e Desenvolvimento Ltda
Construção: Vertente Arquitetos Associados
Fotos: Aquiles Miyamoto


| voltar | principal |