Sandra Amália C. S. Vasconcellos e Isa de Lima

 

 

 

55 27 3329-1926

3229-8392

 

 

 @ | @ | WEB

  

 

Brinquedoteca


Brinquedoteca e Cinema Infantil | Vitória / ES

 
























Casa Cor ES, 2007

 

A Brinquedoteca é um ambiente totalmente voltado para o entretenimento do público mirim. A partir da exploração do espaço nos finais de semana pela Escola da Ilha, de Vitória, o local foi concebido com o propósito de "divertir educando". Três mesas com tampos trabalhados pela artista plástica Cristina Rezende, tiveram como inspiração jogos, como jogo da velha,dama,etc.Os pufes revestidos em tecidos listrados e chitão,trazem a cor e o tropicalismo ao ambiente,já que partimos da idéia de que paredes brancas fariam o contraponto com objetos e móveis coloridos.Também um painel da mesma artista plástica, traz toda a inspiração na "criação" do nosso espaço: mata atlântica, mar, micos,colibris,enfim,fauna e flora local estampados num painel longitudinal o qual se mescla a paisagem externa através das aberturas com fechamento em vidro.Um camarim faz a transição para o cineminha, este com almofadas nos mesmos tecidos tropicais e um tablado para contadores de histórias e teatro de fantoches. Bolinhas de gude no lugar do rejunte no piso e um quebra cabeça em MDF (trabalhado em cores primárias, com o tema catavento -trazidos do paisagismo externo) do artista plástico Rodrigo Dutra, usados no banheiro remetem ao lúdico mais uma vez. Em uma das paredes disponibilizamos um espaço para as crianças desenharem e escreverem:uma louza onde se utiliza o giz.

A inspiração veio da reserva nativa de Mata Atlântica que se encontra neste sítio.Como freqüentadora da região,sabia da existência de micos que comem praticamente na nossa mão.Assim idealizamos um espaço lúdico, onde as crianças (para quem o nosso espaço foi criado)se sentiriam parte deste habitat: micos,colibris,caranguejos,tartarugas marinhas e verde, muito verde,tanto a parte natural da mata,quanto a arquitetura de interiores presente no espaço: um se fundindo ao outro.A intenção é trazer o exterior para o interior da Brinquedoteca, fazendo com que haja uma interação total entre espaço existente,construído e freqüentado.Também foi intenção trabalhar o conceito de reciclagem e materiais ecologicamente corretos: torneira e descarga DECA, lixo reciclável.Enfim,mata e mar juntos,um ambiente tropical,traduzidos a partir das cores.

FORNECEDORES: Gesso apolo, Politintas, Viminas, Biancogres, Luxaflex, Artmanha, Vipal, Cristina Rezande, Rodrigo Dutra, Fardin, Tecno Clean, Marli Stein e Solar de Maria.


| voltar | principal