MGPO

 

Guilherme Mattos

 
 
55 11 4796-5417
4726-2494

@ |  WEB
 
Residência

Torre Comercial

Casa Móvel | Mogi das Cruzes - SP

Uma arquitetura em movimento.
Um motor aciona o deslocamento de parte da sala, que corre sobre trilhos.Ela se deslocar para a direita até a ponta do trilho, abre aproximadamente 3.50m, criando um mezanino na parte interna. É um movimento bem suave controlado por um sistema elétrico.
A parte fixa é a parte privativa da casa e a parte em movimento é a parte social, onde tem a sala e o bar. Quando chega próxima do seu limite máximo de abertura, inicia-se um movimento de desaceleração. Demora cerca 40 segundos para realizar o movimento total de abertura.
Todo esse módulo móvel é em aço com piso laminado sobre base de madeira compensada, vidros térmicos em todo o seu perímetro, exceto do lado esquerdo onde se tem a cozinha que tem um painel de madeira. Existe um sistema de vedação de PVC e borracha que fará toda a vedação no encontro dos dois volumes.
A cobertura também é térmica com telha trapezoidal metálica sanduíche com miolo de isopor. Na cobertura tem o SPA e o mirante.

Autor do Projeto: Arq. Guilherme Mattos
Ano do Projeto: 2004
Ano de Conclusão: 2005
Construção: Washington Luiz Peruchi

No conto “O outro” de Jorge Luis Borges, o escritor relata um encontro imaginário entre ele e um jovem em um banco às margens do rio Charles em Cambridge.Após despretensiosa conversa, ele realiza intrigado que havia conversado com ele mesmo mais jovem e as experiências e conselhos trocados referenciam-se formas de enfrentar as questões colocadas pela vida tanto para um como para outro.
A descoberta deste “outro” talvez seja a imagem inicial para descrever a impressão que nos causa o conjunto da obra do arquiteto Guilherme Mattos.
Sempre foi estimulante para nós, cegos pela arrogância metropolitana, encontrarmos a cada semana com novos projetos e ensaios produzidos no atelier do arquiteto, expostos de forma generosa e por um desejo intenso de trocar suas experiências com outros arquitetos.
Podemos dizer que o trabalho aqui apresentado, que sempre impressionou pela quantidade e, principalmente, pela qualidade, tornou-se uma referência e contribui definitivamente com o nosso trabalho.
Como afirma Giulio Carlo Argan “...é arquitetura tudo o que concerne à construção, e é com as técnicas da construção que se intui e se organiza em seu ser e em seu devir a entidade social e política que é a cidade”.Talvez essa seja uma das características marcantes desta tragetória que, sem dúvida, amparada pela profusão de soluções inventivas e rigor técnico, contribui para construção de uma cidade mais justa e bela.
Alvaro Puntoni (Arquiteto, Doutor e Professor de Projetos - FAUUSP)


| voltar | principal |