3C Arquitetura

 


Arq. Tiago Holzmann
da Silva

 

55 51 3312-2497
.

@ | WEB
.


Institucional | Biblioteca Paulo Freire


 

.Biblioteca Paulo Freire | Itaipu, PR


 












































ARQUITETURA SUSTENTÁVEL EM ITAIPU
O escritório 3C Arquitetura, de Porto Alegre, é quem assina o projeto de revitalização da Biblioteca Paulo Freire, que faz parte do plano de expansão do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), no Paraná. São 4.000 m² de área construída que ganharam investimento de R$ 7 milhões. O projeto foi desenvolvido em 2009 e a obra concluída em 2014.
O prédio conta com área de acervo de livros de 1.700m², além de salas de leitura, pesquisas, café, um pequeno auditório e área administrativa. Conta também com jardins de descanso tanto no térreo quanto na sua cobertura, projetada para ser acessível aos usuários.
De acordo com o arquiteto Leonardo Damiani Poletti, a biblioteca foi projetada pensando na sustentabilidade e no uso multifuncional dos espaços. “Trata-se de um modelo descentralizado e integrado, que visa o aperfeiçoamento da gestão do acervo, a integração, a difusão da informação e o compartilhamento de materiais bibliográficos”, explica Poletti.
Os arquitetos da 3C também procuraram valorizar a história do local. O Parque Tecnológico Itaipu foi construído ocupando os antigos blocos de alojamento dos construtores da hidrelétrica, sendo que todos os blocos haviam passado por reformas. A Biblioteca preserva parte do último remanescente que apresenta as características originais da edificação, propondo para o local espaços de estudo e jardins abertos de descanso.
A estrutura é de concreto pré moldado e a do salão principal é de madeira laminada colada. O prédio conta, também, com parte da cobertura executada com brita clara e espelho d´água, proporcionando conforto térmico e acústico e, consequentemente, um melhor desempenho energético à edificação.

Fotos: Leonardo Polletti

| voltar | principal |